Divulgação de periódicos com chamada aberta à publicação

Chamada para Dossiê Temático
Avanços e Desafios da Educação em Língua Portuguesa: a Sociolinguística na/para além da Sala de Aula
Em 2024, completa 20 anos de publicação no Brasil da obra Educação em Língua Materna: a Sociolinguística na Sala de Aula, de autoria de Stella Maris Bortoni-Ricardo, pela Parábola Editorial. Uma obra seminal e que teve um impacto quase imediato desde a sua publicação no Brasil no início do presente século, tanto no desenho das bases curriculares e na metodologia do ensino da língua portuguesa, como na abordagem de diversas áreas de pesquisa acadêmica, dentre elas, a Sociolinguística (Educacional), a Pedagogia Crítica e a Linguística Aplicada. Sendo assim, o presente dossiê pretende apresentar, discutir e problematizar as seguintes questões que foram apresentadas e discutidas pela sociolinguista Stella Maris Bortoni Ricardo neste livro seminal: i) Como possibilitar aos alunos das classes sociais desfavorecidas o acesso à cultura letrada e, com isso, a chance de lutar pela cidadania com os mesmos instrumentos disponíveis para os falantes já pertencentes às camadas sociais privilegiadas?; ii) Como fazer para que a escola deixe de ser a reprodutora das desigualdades sociais e dos perversos preconceitos que elas suscitam?; iii) Como levar os professores, sobretudo do ensino fundamental e, mais ainda, das séries iniciais, a deixar de acreditar em algo que não existe (o “erro de português”) para, no lugar dessa superstição infundada, passar a contemplar os fenômenos de variação e mudança linguísticas de modo mais consistente e cientificamente embasado?; e iv) Como empoderar o professor de Língua Portuguesa para ensinar de forma produtiva e formar cidadãos brasileiros? Esperamos que os artigos/resenhas/entrevistas que serão submetidos para apreciação/avaliação no nosso dossiê possam oferecer possíveis respostas e/ou implicações teóricas, práticas e/ou metodológicas para a educação e para a formação de educadores/as de língua portuguesa e/ou para além destes lócus, a partir de olhares e/ou perspectivas advindas da Linguística Aplicada, da Sociolinguística (Educacional) e da Pedagogia Crítica.
Prazo para envio de uma proposta de artigo/resenha/entrevista para os editores convidados: 15 de março de 2025.
Para mais informações, consulte o site: https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/announcement/view/341

Inteligência Artificial e Letramentos Digitais na Linguística Aplicada do/para o Sul Global
A Revista GLÁUKS ONLINE (ISSN 2318-7131), publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está recebendo artigos e ensaios para o volume 25, n.2 –mai./ ago. 2025, destinado aos Estudos Linguísticos. O eixo temático adotado é “ Inteligência Artificial e Letramentos Digitais na Linguística Aplicada do/para o Sul Global.”
A mais recente iteração da Inteligência Artificial (IA), conhecida como “IA Generativa”, (re)constitui, sobretudo, uma tecnologia voltada para o processo de letramentos (Cope e Kalantzis, 2024), pois esta é uma tecnologia capaz de produzir textos de gêneros diversos. No contexto histórico global, a importância dessa tecnologia não pode ser subestimada, uma vez que a linguagem artificial do código se entrelaça com a linguagem natural da vida cotidiana. A capacidade de escrita da IA Generativa é multimodal, indo além da (re)produção de texto predominantemente verbal, ao também “ler” e “escrever” imagens por meio de rótulos textuais e prompts. Além disso, essa forma peculiar de escrita abrange conceitos matemáticos, procedimentos de software e algoritmos. Com base nessas considerações, o presente dossiê, inspirado na leitura de livros e artigos seminais recentemente publicados na área da Linguística Aplicada tanto no Brasil (Rojo, 2012; Takaki e Maciel, 2014; Andrade, 2016, Paiva, 2019; Castro, Kalantzis e Cope, 2024) quanto no exterior (Kalantzis; Cope, 2025; Oeldorf- Hirsch e Neubaum; 2023; Pennycook, 2018; Monte Mor, 2013; Lankshear e Knobel, 2011), visa apresentar, discutir e problematizar as implicações da IA Generativa nos estudos dos (multi)letramentos (digitais). Para isso, esperamos receber contribuições de colegas brasileiros/as e estrangeiros/as, no formato de artigos, ensaios, entrevistas
e/ou resenhas que:
i) retratem ontologicamente e historicamente a IA Generativa na área da Linguística Aplicada no/para o Sul Global, apresentando, por sua vez, suas limitações e potencialidades;
ii) analisem referências teóricas advindas da Linguística Aplicada que reflitam sobre a IA Generativa em suas práticas pedagógicas;
iii) reflitam acerca de eventos de letramentos (digitais) em tempos de IA;
iv) e apresentem, problematizem e discutam resultados de pesquisas desenvolvidas e/ou em desenvolvimento no bojo da Linguística Aplicada, que investiguem os letramentos e as aprendizagens de línguas/linguagens tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior no/para o Sul Global.
Prazo de submissão: 17 de fevereiro 2024 a 17 de maio de 2025
Previsão de Publicação: agosto de 2025
Para mais informações: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/announcement/view/32

Chamada para dossiê CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: PESQUISAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Submissão até: 10 de março de 2025.
Para mais informações: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/announcement/view/111