Linhas de pesquisa

Linha 1 – Estudos linguísticos e suas Interfaces
Esta linha objetiva desenvolver investigações no campo dos estudos das línguas, linguagens e suas interfaces nos contextos lusófonos, considerando os processos subjetivos, políticos e sociais nas variadas redes de atividades humanas, aspectos políticos e estéticos de diferentes culturas, que reúnem experiências entre linguagens e ensino na sociedade, considerando o fenômeno estético, tecnológico, bem como seus desdobramentos sociais.
Docentes: Alexandre Cohn da Silveira, Eduardo Ferreira dos Santos, Carlos Maroto Guerola, Manuele Bandeira, Shirley Freitas, Wânia Miranda Araújo da Silva.
Linha 2 – Estudos literários e suas Interfaces
Esta linha objetiva desenvolver projetos que se dedicam ao estudo das literaturas em contextos lusófonos Brasil – África, examinando as relações culturais e artísticas que permeiam as linguagens, ensino, memórias, oralidades e identidades/alteridades em diferentes momentos históricos. Trata-se de abarcar pesquisas que estabeleçam diálogos entre as literaturas e outras linguagens artísticas, bem como problematizar as tensões, negociações e agenciamentos diaspóricos nos textos literários e também discutir as questões de ensino de literatura. Nesse sentido, essa proposta compreende uma perspectiva de descolonização dos saberes privilegiando a descentralização dos discursos artísticos culturais e dando assim visibilidade a produções anteriormente silenciadas e oportuniza a exploração de um novo acervo cultural para a formação de leitores críticos. Assim sendo também pautados em uma perspectiva crítica e multicultural, essa linha de pesquisa valoriza o compartilhamento de teorias, métodos e conhecimentos de diferentes áreas.
Docentes: Igor Ximenes Graciano, Lilian Paula Serra e Deus, Ludmylla Mendes Lima, Eliane Gonçalves da Costa, Denilson Lima Santos, Erica Aparecida Kawakami, Jorge Garcia Basso.
Linha 3 – Estudos das linguagens em contextos educacionais formal e não formal
Esta linha objetiva desenvolver investigações no campo dos estudos das linguagens em contextos educacionais, considerando os aspectos culturais, políticos e sociais. Acolhe projetos que relacionam questões de linguagens em espaços de construção de conhecimentos, principalmente, no espaço escolar. Fomenta reflexão/teorização sobre práticas educacionais, investigando e analisando as produções que circulam nos contextos educacionais, tanto aquelas construídas por educadores, gestores, estudantes, quanto por agentes internos e externos à escola. Tais reflexões estão diretamente implicadas nas ações de linguagem implementadas via políticas públicas que orientam os currículos, materiais didáticos e avaliação.
Docentes: Eliane Gonçalves da Costa, Carla Verônica Albuquerque Almeida, Sabrina Garcia Rodrigues Balsalobre, Alexandre Cohn da Silveira, Carlos Maroto Guerola, Wânia Miranda Araújo da Silva, Carlos Héric Silva Oliveira, Lucilene Rezende Alcanfor, Alexandre António Timbane.