Linhas de pesquisa

Linha 1 – Estudos linguísticos e suas Interfaces
Essa linha de pesquisa dedica-se à investigação das línguas e linguagens em uso na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – nomeadamente, Brasil, Portugal, Guiné-Equatorial, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Quanto ao cenário linguístico do Brasil, consideram-se o português brasileiro em suas diversas variedades (incluindo o português afro-brasileiro, o português indígena e o português afro-indígena, o português quilombola), as línguas indígenas, as línguas de imigração, as línguas de sinais e as línguas de fronteira. As análises empreendidas nesta linha exploram os diversos níveis da estrutura linguística – fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática, texto e discurso –, fundamentando-se em diferentes abordagens teóricas da Linguística. A linha também investiga as interfaces entre línguas e outras esferas da atividade humana, considerando os processos subjetivos, políticos e sociais que permeiam as variadas redes de interação. Dedica-se ao estudo das políticas e planejamentos linguísticos implementados nos diferentes contextos lusófonos e no Brasil, bem como às relações de poder entre as línguas. Há também o interesse em investigações de fenômenos decorrentes do contato linguístico em diferentes contextos – incluindo aqueles marcados pela diáspora africana (nas grandes navegações e contemporaneamente), os contextos multilíngues, de fronteira e migratórios –, tanto entre o português e outras línguas nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e no Timor Leste, quanto no Brasil. Assim, é possível observar o português de contato falado como segunda língua por brasileiros e imigrantes, bem como as interações entre as diversas línguas presentes no território brasileiro.
Docentes: Alexandre Cohn da Silveira, Eduardo Ferreira dos Santos, Carlos Maroto Guerola, Manuele Bandeira, Shirley Freitas, Wânia Miranda Araújo da Silva.
Linha 2 – Estudos literários e suas Interfaces
Essa linha objetiva desenvolver projetos que se dedicam ao estudo das literaturas em contextos lusófonos Brasil – África, examinando as relações culturais e artísticas que permeiam as linguagens, ensino, memórias, oralidades, cultura intelectual e identidades/alteridades em diferentes momentos históricos. Trata-se de abarcar pesquisas que estabeleçam diálogos entre as literaturas e outras linguagens artísticas, bem como problematizar as tensões, negociações e agenciamentos diaspóricos nos textos literários e também discutir as questões de ensino de literatura, além das questões sobre letramento literário. Nesse sentido, essa proposta compreende uma perspectiva anticolonial dos saberes privilegiando a descentralização dos discursos artísticos culturais e dando assim visibilidade as produções anteriormente silenciadas e oportuniza a exploração de um novo acervo cultural para a formação de leitores críticos. Assim sendo também pautados em uma perspectiva crítica e transcultural, essa linha de pesquisa valoriza o compartilhamento de teorias, métodos e conhecimentos de diferentes áreas, privilegiando-se as literaturas em língua portuguesa enquanto centralidade das abordagens dialógicas.
Docentes: Ludmylla Mendes Lima, Eliane Gonçalves da Costa, Denilson Lima Santos, Jorge Garcia Basso, Igor Ximenes Graciano e Lilian Paula Serra e Deus
Linha 3 – Estudos das linguagens em contextos educacionais formal e não formal
Essa linha objetiva desenvolver pesquisas científicas, no campo das Letras, em contextos educacionais formais e não formais, sob a ótica das africanidades e afrobrasilidades, com vistas à promoção da equidade racial, do reconhecimento cultural e da valorização das identidades. Ela abrange não apenas as línguas em si, mas também as formas de comunicação, oralidades, narrativas, expressões artísticas e culturais que permeiam processos educacionais das comunidades africanas (particularmente, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a saber: Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola), afro-brasileiras, afro-indígenas, indígenas e do Timor Leste. No que se refere ao contexto de educação formal, estão em pauta estudos de letramentos sociais (múltiplos, de resistência, raciais, multiletramentos, políticos, digitais, acadêmicos, literários etc.), que contemplem debates sobre educação linguística e educação literária, bem como sobre as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, sobre formação de professores, sobre materiais didáticos, sobre currículo, sobre políticas públicas educacionais etc. Por sua vez, no que se refere ao contexto da educação não formal, isto é, processos educativos que se deem para além dos muros das escolas, busca-se investigar processos de letramentos e de oralidades em comunidades quilombolas e tradicionais, casas de culto e religiões de matriz africana, grupos de capoeira e samba de roda, movimentos sociais negros e organizações não-governamentais, eventos culturais e festivais, mídias e plataformas digitais etc. .
Docentes: Carla Verônica Albuquerque Almeida, Sabrina Garcia Rodrigues Balsalobre, Carlos Héric Silva Oliveira, Lucilene Rezende Alcanfor, Alexandre António Timbane.