Quadro geral dos componentes curriculares do MEL Malês
Quantidade obrigatória de créditos:
- Créditos em disciplinas = 24
- Créditos em Dissertação = 04
- Outros créditos = 02
Os conteúdos curriculares estão distribuídos em Componentes Curriculares Obrigatórios (CCO) e Componentes Curriculares Optativos (CCOp), serão ministrados pelo corpo docente permanente (DP) em observância às três linhas de pesquisa.
Componentes Curriculares Obrigatórios*
- Tópicos em Pesquisa em Linguagens: 04 créditos (60 h/a)
- Diálogos transversais em Linguagens: 04 créditos (60 h/a)
- Seminários de Projeto de Pesquisa: 04 créditos60 h/a
- Estágio à Docência do Ensino Superior: 02 créditos (30 h/a)
- Dissertação: 04 créditos (60h/a)
(*A atividade “Exame de Proficiência em Língua Estrangeira”, é obrigatória, mas não possui créditos atribuídos.)
Componentes Curriculares Optativos
Linha 01: Estudos linguísticos e suas interfaces
- Língua Portuguesa: características linguísticas, culturais e identitárias: 04 créditos (60 h/a)
- Contatos linguísticos: 04 créditos (60 h/a)
- Políticas e planejamento linguísticos: 04 créditos (60 h/a)
- Discurso, Ideologia e Poder: 04 créditos (60 h/a)
- Tópicos Especiais em Linguística: 04 créditos (60 h/a)
Linha 02: Estudos Literários e suas interfaces
- Tópicos em Literatura Brasileira: 04 créditos (60 h/a)
- Tópicos em Literaturas Africanas: 04 créditos (60 h/a)
- Tópicos em Literatura Afro-brasileira: 04 créditos (60 h/a)
- Tópicos em Literatura Portuguesa: 04 créditos (60 h/a)
- Seminários em Literatura Comparada: 04 créditos (60 h/a)
Linha 03: Estudos das linguagens em contextos educacionais formal e não formal
- Formação de professores e políticas públicas em língua, leitura e literatura: 04 créditos (60 h/a)
- Currículo e avaliação: perspectiva decolonial em língua, leitura e literatura: 04 créditos (60 h/a)
- Literaturas: metodologias, estratégias a partir da lei 10.639/03 e 11.645/08: 04 créditos (60 h/a)
- Formação de leitores, literatura infantil e juvenil em contextos escolares: 04 créditos (60 h/a)
- Letramentos de resistências e Ensino de Língua Portuguesa: 04 créditos (60 h/a)
EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES
Componentes Curriculares Obrigatórios*
- Tópicos em Pesquisa em Linguagens: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Concepções de pesquisas contemporâneas no campo das linguagens e suas abordagens metodológicas e ensino. A ética na pesquisa em linguagens. As diversas possibilidades teórico-metodológicas de pesquisa. Aspectos estruturais e formais de um projeto de pesquisa em linguagens. |
Bibliografia Básica BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998. MBEMBE, Achile. Crítica da Razão Negra. São Paulo: N-1 edições, 2018. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005. WEBER, Max. Ciência e Política como vocações. São Paulo: Cultrix, 2013. Bibliografia Complementar CERVO, Amado Luiz; SILVA, Roberto da; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson, 007. ESTRELA, Carlos. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. São Paulo: Artes Médicas, 2018. SANTOS, Boaventura Sousa. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. Cortez: São Paulo, 2002. SORDI, José. Elaboração de Pesquisa Científica. Saraiva: São Paulo, 2012. VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e Pesquisa Interdisciplinar: Epistemologia e Metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2012. Bibliografia Suplementar VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na educação superior. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (Orgs.). Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. DUSSEL, Enrique. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000. |
- Diálogos transversais em Linguagens: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Aspectos (des)compartilhados entre a Linguística, Literatura e outras áreas afins. O texto como espaço de tensão e negociações das relações culturais, políticas, sociais, identitárias e migratórias na produção de projetos de pesquisa contemporâneos no campo das linguagens. |
Bibliografia Básica AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999. SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009. Bibliografia Complementar BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011. FOUCAULT. Michel. Microfísica do Poder. São Paulo: Paz e Terra, 2014. SPIVAK, G. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014. ZIZEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo, Boitempo, 2003. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez , 2005. Bibliografia Suplementar BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética – A teoria do romance. São Paulo: UNESP HUCITEC, 1993. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. |
- Seminários de Pesquisas em Linguagens: 04 créditos 60 h/a
Ementa: Seminários integrados de pesquisa em linguagens a partir do compartilhamento de projetos nas diferentes linhas. |
Bibliografia Básica BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Perspectiva, 2013. CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012. GERALDI, João Wanderley. Linguagem e Ensino – exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras – ALB, 1996. PAULINO, Graça. Das Leituras ao Letramento Literário. Belo Horizonte: FAE/UFMG e Pelotas: EDGUFPel, 2010. ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. 2012 Bibliografia Complementar BUTTURI JUNIOR, Atilio et al (Org.). Estudos interdisciplinares de língua, literatura e tradução. Curitiba: Editora CRV, 2017 FERRAZ, D. M; KAWACHI-FURLAN, C. J. (Orgs.) Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. NOVAES, C. C.; BESNOSIK, M. H. R.; REIS, M. S. C.. Livro, leitura e inclusão social no sertão baiano. Feira de Santana : UEFS Editora, 2016 SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989. Bibliografia Suplementar FOUCAULT, Michel. Qu’est-ce que la critique? Critique et Aufklärung. Bulletin de la Société française de philosophie, Vol. 82, no 2, pp. 35 – 63, avr/juin 1990 (Conferência proferida em 27 de maio de 1978). Tradução de Gabriela Lafetá Borges e revisão de Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em: Acesso em: 12 março 2019. |
Componentes Curriculares Optativos
Linha 01: Estudos linguísticos e suas interfaces
- Língua Portuguesa: características linguísticas, culturais e identitárias: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Expansão ultramarina portuguesa. História da língua portuguesa. O português falado no Brasil e as novas identidades linguísticas: o português afro-brasileiro, o português indígena e o português afro-indígena. As variedades africanas do português. A língua portuguesa na Ásia. Língua portuguesa como fator de identidade nacional. Tópicos de análise gramatical aplicada ao português. |
Bibliografia Básica ALBUQUERQUE, D. V. O elemento luso-timorense no português de Timor Leste. ReVel, v.9, n.17, 2011. FIORIN, J. L.; PETTER, M. África no Brasil: a formação da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2008. LUCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (orgs). O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 3 GVV 2009 NOLL, V.; DIETRICH, W. (orgs). O português e o tupi no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010. TEYSSIER, P. História da língua portuguesa. 2ed. São Paulo: Martins, 2014. Bibliografia Complementar CASTRO, Y. P. Falares africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro. 2ed, Rio de Janeiro: Topbooks, 2001. HEINE, B.; NURSE, D. A linguistic geography of Africa. Cambdrige Print-On: Cambridge, 2010. LOBO, T.; OLIVEIRA, K. (orgs). África à vista – Dez estudos sobre o português escrito por africanos no Brasil do século XIX. Salvador: EDUFBA, 2009. PACHECO, D. A língua portuguesa em Macau e os efeitos da frustrada tentativa de colonização linguística. Caderno de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n.39, p.41-66, 2009. ROSA, M.C. Uma língua africana no Brasil colônia de seiscentos: o quimbundo ou língua de Angola na Arte de Pedro Dias. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2013. Bibliografia Suplementar ARGOLO, W. Colonização e língua geral: o caso do sul da Bahia. PAPIA, 23(1), 2013, p.75-96. MACHADO FILHO, A.V.L. & OLIVEIRA, I.P.S. O português como língua glocal: aspectos sócio históricos e linguísticos de sua conformação. Filologia e linguística portuguesa,v.19, n.2, 2017, p.257-270. |
- Contatos linguísticos: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: História da pesquisa sobre o contato de línguas. O campo de estudo da linguística de contato. Multilinguismo. Situações de contato: manutenção de língua, mudança de língua, criação de língua, novas línguas de contato. Pidgnização. Crioulização. Áreas linguísticas: a África. O contato do português com as línguas africanas, na África e no Brasil. Lei 10.639/03 e a Linguística. |
Bibliografia Básica HOLM, John. Languages in contact: the partial restructuring of vernaculars. Cambridge University Press, 2004. MELLO, Heliana; ALTENHOFEN, Cléo V.; RASO, Tommaso. Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. MUFWENE, Salikoko. Language Evolution: Contact, Competition, and Change. New York: Continuum International Publishing Group, 2008. PARKVALL, Michael. Da África para o Atlântico. Tradução de Rodolfo Ilari. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012. WEINREICH, Uriel. Languages in contact: findings and problems. New York: Linguistic Circle of New York. The Hague: Mouton,1953. Bibliografia Complementar COUTO, Hildo H. Linguística, ecologia e ecolinguística. São Paulo: Contexto, 2009. SILVA-CORVALAN, Carmen. Language contact and change: Spanish in Los Angeles. Oxford: Clarendon, 1994. THOMASON, Sarah G. Language contact: an introduction. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 2001. THOMASON, Sara Grey & KAUFMAN, Terrence. Language contact, creolization, and genetic linguistics. Berkeley/Los Angeles/Oxford: University of California Press, 1988. WINFORD, Donald. An introduction to Contact Linguistics. Oxford: Blackwell, 2003 Bibliografia Suplementar PETTER, Margarida T. Variedades Linguísticas em Contato: Português Angolano, Português Brasileiro e Português Moçambicano. Tese de livre-docência, Universidade de São Paulo, 2008. WINFORD, Donald. Some Issues in the Study of Language Contact. Journal of Language Contact – THEMA 1, 2007, p. 22-39. |
- Políticas e planejamento linguísticos: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Conceitos fundamentais em políticas e planejamento linguísticos. Políticas linguísticas e minorias linguísticas. Políticas linguísticas e ensino de língua portuguesa. Colonialismo linguístico. Contextos multilíngues, contextos de fronteiras, contextos migratórios e políticas de língua. |
Bibliografia Básica CALVET, Louis-Jean. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola Editorial; Florianópolis: IPOL, 2007. FARACO, Carlos Alberto. História Sociopolítica da língua portuguesa. São Paulo: Parábola, 2016. LAGARES, Xoan Carlos. Qual Política Linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018. MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, Alastair (Ed.). Disinventing and Reconstituting Languages. Cleveland/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters LTD. 2007. SHOHAMY, Elana. Language Policy: Hidden agendas and new challenges. New York: Routledge, 2006. Bibliografia Complementar CANAGARAJAH, A. Suresh (Ed.). Reclaiming the local in language policy and practice. Mahwah/New Jersey/London: Lawrence Erlbaum, 2005. ERRINGTON, Joseph. Linguistics in a Colonial World: a Story of Language, Meaning, and Power. Singapura: Blackwell Publishing, 2008. MAKONI, Sinfree; SEVERO, Cristine Gorski. Políticas linguísticas Brasil-África: por uma perspectiva crítica. Florianópolis: Editora Insular, 2015. TORQUATO, Cloris Porto. Políticas linguísticas, linguagem e interação social. Revista Escrita, n. 11, p. 1-29, 2010. SPOLSKY, Bernard (ed). The Cambridge Handbook of Language policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. Bibliografia Suplementar AGOSTINHO, Ana Lívia; Bandeira, Manuele & Araujo, Gabriel Antunes de. O lung’ie na educação escolar de São Tomé e Princípe. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), Campinas, v. 55, n. 3, p. 591-618, 2016. OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Política linguística e internacionalização: A língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Revista Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, v. 25, n. 2, p. 409-433, 2013. |
- Discurso, Ideologia e Poder: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Noção de discurso. Fundamentos da análise crítica do discurso. Língua, linguagem, texto, contexto, ideologia e poder. Prática discursiva: produção, distribuição e consumo de textos. Construção discursiva da identidade social. Aspectos sociais, culturais, políticos e identitários dos discursos nos contextos lusófonos. |
Bibliografia Básica BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão; revisão da tradução Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. DIJK, T.A. Discurso e poder. Organização da tradução e adaptação e da revisão técnica de Judith Hoffnagel e Karina Falcone. São Paulo: contexto, 2008. FAIRCLOUGH, N. Analyzing discourse: textual analysis for social research. Londres & Nova Iorque: Routledge, 2003. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. Edições Loyola, São Paulo, 2004 GADET, F. A língua inatingível: o discurso na história da linguística. Tradução Bethânia Mariani. Campinas: Pontes, 2004. Bibliografia Complementar CORREIA, Wesley Barbosa et al (ed). Discurso, língua, ensino, memória: representações e poder. Salvador: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, 2018. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder.Tradução Roberto Machado. 24. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007. FOWLER, R. Linguistic criticism. New York: Oxford University Press, 1996. MUDIMBE, Valentin Yves. A invenção de África: Gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Mangualde (Portugal), Luanda: Edições Pedago; Edições Mulemba, 2013. PÊCHEUX, M. Análise de discurso. Campinas: Pontes, 2017. Bibliografia Suplementar SILVA, I. 2015. Plurilinguismo e superdiversidade em uma paisagem linguística fronteiriça. III Seminário Internacional de los Espacios de Frontera (III Geofrontera), 2015. Disponível em: http://humanidades.uni.edu.py/wp-content/uploads/2015/09/16-Izabel-daSilva.docx. Acesso em: 08 abr. 2018. VENTURINI, M. C.; LACHOVSKI, M. A.. O corpo no espaço urbano: entre o vigiar, o punir e o significar. Ling. (dis)curso, Tubarão , v. 16, n. 2, p. 227-244, Aug. 2016. Disponível em: . Acesso em 24 abr. 2018. |
- Tópicos Especiais em Linguística: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Panorama geral do estudo da linguagem. Teorias linguísticas. Descrição e análise linguística. Níveis de análise linguística: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Corpus linguístico. |
Bibliografia Básica BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I e II. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005, 2006. FIORIN, José Luiz (Org.). Novos Caminhos da Linguística. São Paulo: Editora Contexto, 2017. FRANÇA, Amiela Improta; FERRARI, Lilian; MAIA, Marcus. A Linguística no século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem. São Paulo: Editora Contexto, 2016. LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2013. MOURA, Heronides & CAMBRUSSI, Morgana. Uma breve história da linguística. Petrópolis: Vozes, 2018. Bibliografia Complementar CHOMSKY, Noam. Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente. São Paulo: Editora UNESP, 2005. COLOMBAT, Bernard; FOURNIER, Jean-Marie; PUECH, Christian. Uma história das ideias linguísticas. São Paulo: Editora Contexto, 2017. CUNHA, Maria Angélica Furtado; OLIVEIRA; Mariangela Rios; MARTELOTTA, Mário Eduardo (orgs.). Linguística funcional: teoria e prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2ed. São Paulo: Contexto, 2018. PETTER, Margarida. Introdução à linguística africana. São Paulo: Contexto, 2015. Bibliografia Suplementar OLIVEIRA, Lúcia Pacheco. Linguística de corpus: teoria, interface e aplicações. Matraga, v.16, n.24, jan/jun, 2009. |
Linha 02: Estudos Literários e suas interfaces
- Tópicos em Literatura Brasileira: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Estudo de tópicos da Literatura Brasileira, desde aspectos relacionados a sua fundação e consolidação até a contemporaneidade, a partir de encenações literárias diversas que permitam um olhar crítico para o cânone literário. |
Bibliografia Básica: CÂNDIDO, Antonio. A Formação da Literatura Brasileira, vol I e II. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993. BERND, Zilá. Literatura e Identidade Nacional. Porto Alegre: editor UFRS, 1992. BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras,1994. DALCASTAGNÈ, Regina; VASCONCELOS, Virginia Leal (orgs). Deslocamentos de Gênero na narrativa brasileira contemporânea. Belo Horizonte, 2010. DUARTE, Eduardo Assis. Literatura, Política, Identidades. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2005 Bibliografia Complementar: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ed. Ouro sobre Azul. 2004. DALCASTAGNÈ, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n.26, Brasília, Jul-Dez 2005. FERRÉZ(org.) Literatura Marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005. COELHO, Nelly Novaes. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. Língua e Literatura, v. 16, n. 19, p. 91-101,1991. Bibliografia Suplementar: LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos. As escritoras contemporâneas e o campo literário brasileiro: uma relação de gênero. 2008. 243 f. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, 2008. Disponível em www. http://repositorio.unb.br/handle/10482/842 DUARTE, Constância Lima. Gênero e Violência na Literatura Afro Brasileira. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/47-constancia-lima-duarte genero-e-violencia-na-literatura-afro-brasileira. |
- Tópicos em Literaturas Africanas: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Aspectos da investigação das literaturas africanas sob uma perspectiva pós colonial. Contexto histórico de formação das literaturas nacionais. Movimentos políticos literários representativos destes espaços. |
Bibliografia Básica APPIAH, Kwane Anthony. Na casa do meu pai. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa, 1977. FONSECA, Maria Nazareth Soares. Literaturas africanas de língua portuguesa: percursos da memória e outros trânsitos. Belo Horizonte: Veredas e Cenários, 2008. HAMPATÉ-BÂ, Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (Coord.). História Geral da África. S. Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982. v.1 Metodologia e pré-história da África. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006. Bibliografia Complementar AUGEL, Moema Parente. O desafio do Escombro: nação, identidades e pós- colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. LEÃO, Ângela Vaz (Org.). Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003. MENDONÇA. Fátima. Moçambique, lugar para a poesia. In: Noêmia. Sangue Negro. Maputo: Associação dos escritores Moçambicanos. 2001. MUDIMBE, V. Y. A domesticação e o conflito das memórias. In: A ideia de África. Rev. José Miguel Cerdeira. Serra da Amoreira (PT): Edições Pedago LTDA; Luanda: Edições Mulemba, 2012, p. 141 – 198. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo n.10, dez. 1993, p.7-28. Bibliografia Suplementar MATA, Inocência . A alquimia da língua portuguesa nos portos da expansão em Moçambique. Scripta, v.1, n.2, p.262-268, Belo Horizonte, 1o sem. 1998. HAMILTON, Russell G. A literatura dos Palop e a teoria pós-colonial. Revista Via Atlântica, n. 3, p. 12-22, São Paulo, dez. 1999. |
- Tópicos em Literatura Afro-brasileira: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Estudo da literatura sob a perspectiva da identidade afro-brasileira. A produção literária do século XIX de temática afrodescendente. Conceito de Literatura afro- brasileira e ou negro brasileira. O questionamento do cânone. A produção dos Cadernos Negros. |
Bibliografia Básica BERND, Z. Negritude e literatura na América Latina. Porto alegre: Mercado Aberto,1987. CAMARGO, Oswaldo de. O Negro Escrito: apontamentos sobre a presença do Negro na Literatura. São Paulo: Editora Secretaria da Cultura, 1989. DUARTE, E.(org). Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol 1 Belo Horizonte: UFMG, 2011. ___________(org). Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol 2 Belo Horizonte: UFMG, 2011. ___________(org). Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol 3 Belo Horizonte: UFMG, 2011. Bibliografia Complementar BHABHA, H. O Local da Cultura. Tradução Eliana Reis; Myriam Ávila. Belo Horizonte: EDUFMG, 2013. CHALHOUB, Sidney e PINTO, Ana Flávia Magalhães. Pensadores Negros- Pensadoras Negras. Cruz das Almas: Editora da UFRB, 2016 DUARTE, Eduardo de Assis. Machado de Assis afrodescendente. Rio de Janeiro, 2007. DUKE, Dawn. A Escritora Afro-Brasileira: ativismo e arte literária. Belo Horizonte: Nandyala, 2016 SOUZA, Florentina da Silva. Afrodescendência em Cadernos Negros. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Bibliografia Suplementar DUARTE, Eduardo Assis. (org) Portal Literafro da UFMG. Disponível em: GONÇALVES, Ana Maria. Carta Aberta a Ziraldo. |
- Tópicos em Literatura Portuguesa: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Abordagem conceitual e teórica da Literatura Portuguesa a partir de textos literários consonantes com perspectivas teóricas (Estudos pós-coloniais) que dialoguem e possibilitem uma autocrítica ou revisão da história legitimada pelo ocidente. |
Bibliografia Básica COSTA, V. P.; RIOS, O.; WANKLE, C. M. (Org.). Entre dois fins de século: estudos de literatura portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2015. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2013. LOURENÇO, Eduardo. A nau de Ícaro- Imagem e miragem da Lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. RIBEIRO, Margarida Calafate. Uma História de Regressos – Império, Guerra Colonial e Pós Colonialismo. Porto: Afrontamento, 2004. SANTOS, Boaventura de Sousa. Entre Próspero e Caliban: colonialismo, pós- colonialismo e inter-identidade. In: RAMALHO, Maria Irene; RIBEIRO, António Sousa (org.). Entre Ser e Estar – Raízes, Percursos e Discursos da Identidade. Porto: Afrontamento, 2001. p. 23-85. Bibliografia complementar ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Tradução: Myrian Ávila et al. 3. reimp. Belo Horizonte: UFMG, 2005 (col. Humanitas). HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução: Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental org. / Editora 34, 2005. SHOHAT, Ella; STAM, Robert. A estética da resistência . In: Critica da imagem eurocêntrica. Trad. Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006. Bibliografia Suplementar BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. ABDALA JUNIOR, B. Um ensaio de abertura: mestiçagem e hibridismo, globalização e comunitarismos. In: ABDALA JUNIOR, B. (Org.) Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004. p. 9-20. |
- Seminários em Literatura Comparada: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: A Literatura Comparada: conceito e abordagem teórica. Estudo de aspectos comparativos de autores e ou obras de literaturas de diferentes países de língua oficial portuguesa. Estudar as relações entre o texto literário e outras expressões artísticas, de forma individual e comparativa. Compreender os aspectos formais temáticos de cada gênero a partir de suas especificidades e o diálogo que se pode estabelecer. |
Bibliografia Básica: ABDALA JUNIOR, Benjamim. Literatura Comparada & Relações Comunitárias. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012. CAMPOS, Maria do Carmo S; SALGADO, Maria Teresa; SECCO, Carmem (orgs) África & Brasil: letras em laços. São Caetano do Sul-SP: Yendis Editora, 2006. CARVALHAL, Tania F.; COUTINHO, Eduardo F (orgs). Literatura Comparada: textos Fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Organização e seleção de textos: Manoel Barros da Motta. Tradução: Inês Autran Dourado Barbosa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. (Ditos e escritos, III). NOVAES, C. C. (org.). Imagens imaginários movimento: literatura, cinema & diversidade cultural. Feira de Santana, BA: UEFS Editora, 2015. Bibliografia Complementar BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 3a ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004. CANCLINI, Néstor García. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003. LIMA, Luiz Costa. A ficção e o poema. São Paulo: Companhia das Letras, 2012 WELLEK, René. A crise da literatura comparada. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. Bibliografia suplementar FERREIRA, Débora Armelin. O corpo como local de discurso: artistas mulheres em África. Sankofa. Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, Ano VII, no 13. São Paulo, julho/2014. FIGUEIREDO, Rosa Branco. O teatro sincrético do dramaturgo pós-colonial Wole Soyikka. Centro de dramaturgia contemporânea- Estudos Artísticos, vol.04. Coimbra, 2016. |
Linha 03: Estudos das linguagens em contextos educacionais formal e não formal
- Formação de professores e políticas públicas em língua, leitura e literatura: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Perspectivas e tendências contemporâneas das políticas educacionais para a área de linguagem. Políticas de formação de professores de língua e literaturas portuguesa. Base Nacional Curricular para Língua Portuguesa. Políticas de leitura e estratégias para formação de leitores. |
Bibliografia Básica BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: Língua Portuguesa / Ministério daEducação – Brasília, 2016. GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 2 a ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998. ——. Portos de passagem. 4 a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. KATO, Mary. A conceituação gramatical na história, na aquisição e na escola. In: Trabalhos em linguística aplicada, 12. Campinas-SP: Ed. da Unicamp, 1988 POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. 2 a ed. Campinas-SP: IDIOMA 23 24 Mercado de Letras, 1998 SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004 Bibliografia Complementar SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, Dermeval et. al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, 1997. SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 1995. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez , 2005. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009. Bibliografia Suplementar BAKTHIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética – A teoria do romance. São Paulo: UNESP-HUCITEC, 1993. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: a arte de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. |
- Currículo e avaliação: perspectiva decolonial em língua, leitura e literatura: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Conceitos e fundamentos teóricos do currículo e da avaliação na perspectiva decolonial na educação básica e no ensino superior. Correntes de pensamento que investigam os processos de avaliação de forma indissociável com as teorias que tratam do currículo e do processo de ensino aprendizagem em língua, leitura e literatura |
Bibliografia básica ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. MÉNDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002. MIRANDA, Cláudia. Frantz Fanon na formação de professores: teorias e outras práticas para os currículos a partir da lei no 10639/2003 In: Relações raciais no cotidiano escolar. Diálogos com a lei 10.639/03 SOUZA, Maria Elena (Org.) 2a. ed. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013. SACRISTÁN, J. G. O currículo, uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SILVA, Tomás Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. São Paulo: Autentica Editora, 2016. Bibliografia complementar BARREIRA, C.; BOAVIDA, J.; ARAÚJO, N. Avaliação formativa. Novas formas de ensinar e aprender. Revista Portuguesa de Pedagogia, n. 40, p. 95-133, 2006. GALLO, Sílvio. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães. (Orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2012. GOMES, Nilma Lino (2012). Relações Étnico Raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98- 109, Jan/Abr 2012. GOMES, Nilma Lino. Diversidade cultural, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica. In: ABRAMOWICS, Anete: BARBOSA, Lúcia Maria de A.; SILVÉRIO, Valter Roberto. Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê; Autores Associados, 2006. JORBA, J.; SANMARTÍ, N. A função pedagógica da avaliação. In: BALLESTER, M. et al. (Org.). Avaliação como apoio à aprendizagem. São Paulo: Artmed, 2003. Bibliografia suplementar LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. 1a ed. São Paulo: Cortez, 2011. MOREIRA, A, F, B e MACEDO, Elizabeth F. (Orgs.). CANDAU, Vera Maria. (Orgs.) Multiculturalismo diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. |
- Literaturas: metodologias, estratégias a partir da lei 10.639/03 e 11.645/08: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: As principais manifestações e desdobramentos das literaturas afro-brasileiras e indígenas. Metodologias para o ensino e diversidade. Estratégias e avaliação a partir da lei 10.639/03 e 11.645/08 |
Bibliografia Básica ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007. AMÂNCIO, Iris Maria da Costa; GOMES, Nilma Lino; JORGE, Miriam L. dos Santos. Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2o semestre, 2009. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013. MUNANGA, Kabengele. (ORG.). Superando o Racismo na escola. 2a edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade,2005. Bibliografia Complementar BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. MUNANGA, Kabengele. (ORG.). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira. Niterói: EdUFF, 2004. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.1, pp.15-40. ISSN 0102-4698. SANTOS, Rafael José dos. A questão étnico-racial nas escolas: como o professor interpreta o material didático referente às questões raciais e como o interpreta para os alunos. Salesianos, 2012. Bibliografia Suplementar NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do. JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de. Currículo e Formação: diversidade e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: Progressiva, 2010. PASSOS, Joana Célia dos. “Discutindo as relações raciais na estrutura escolar e construindo uma pedagogia multirracial e popular”. In. NOGUEIRA, João Carlos (Org.). Multiculturalismo e a pedagogia multirracial e popular. Florianópolis: Editora Atilènde, 2002. |
- Formação de leitores, literatura infantil e juvenil em contextos escolares: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: Educação literária. Formação do leitor. Letramento literário. Literatura e interdisciplinaridade. Metodologias do ensino de Literatura. |
Bibliografia básica: COLOMER, Teresa. Andar entre livros: leitura literária na escola. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007. COSSON, R. Letramento literário – teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. FREIRE, P. A importância do ato de ler. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. (Parte II – linguagens, códigos e suas tecnologias. Ano 2000. Disponível em:. Vários acessos. RAMOS, J. M. O espaço da oralidade em sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Bibliografia complementar: COENGA, R. Leitura e letramento literário – diálogos. Mato Grosso: Carlini e Caniato, 2010. COSTA, M. M. Metodologia do ensino de Literatura. Curitiba: Intersaberes, 2013. KLEIMAN, A.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007. MAGNANI, M. R. M. Leitura, literatura e escola: a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. TERZI, S. B. A construção da leitura. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006. Bibliografia suplementar: NOVAES, C. C.;BESNOSIK, M. H. R.; REIS, M. S. C. (Orgs.). Livro, leitura e inclusão social no sertão baiano. Feira de Santana, BA: UEFS Editora, 2016. SILVA, C.; SANTIAGO, E. Pensamento negro e educação intercultural no Brasil. Revista Interritórios. v.2, n.3, 2016. |
- Letramentos de resistências e Ensino de Língua Portuguesa: 04 créditos (60 h/a)
Ementa: A partir da perspectiva dos letramentos múltiplos, compreender-se os letramentos de resistência. Pedagogia da Variação Linguística e Pedagogia Culturalmente Sensível. Culturas minoritárias como acesso à cidadania via letramento formal. Ensino de Língua Portuguesa que legitima a língua e cultura dos alunos. |
Bibliografia Básica BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005. KLEIMAN, Angela B. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 2010. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. 2009, p. 45. Marcuschi, 2010, p. 21 SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de Reexistência. Poesia, Grafite, Música, Dança: Hip Hop. São Paulo, Parábola, 2011. ZILLES, Ana Maria Stahl; FARACO, Carlos Alberto (orgs.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015. Bibliografia Complementar CYRANKA Lucia. Avaliação das variantes: atitudes e crenças em sala de aula. In.: MARTINS, Marco Antonio et al. (orgs.). São Paulo: Contexto, 2014. CYRANKA, Lúcia. Sociolinguística aplicada à educação. In.: MOLLICA, Maria Cecília e FERRAREZI JUNIOR, Celso. (Orgs.). Sociolinguística, sociolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016. FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010. MOLICA, Maria Cecília. Fala, letramento e inclusão social. São Paulo: Contexto, 2014. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Contexto, 2017. Bibliografia Suplementar BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martim Fontes, 2013. |